Dinoblog seja bem-vindo

Neste blog você encontra vários conteúdos sobre os dinos.
Powered By Blogger

sábado, 1 de agosto de 2009

sauropodes:os gigantes do Jurássico (2)




Nessa segunda postagem sobre os sauropodes vou falar de sua evolução, se tornando os maiores animais que já pisaram na Terra. No inicio do final do périodo jurássico surgiram os maiores dinossauros do mundo, os sauropodes, eles haviam crescido assustadoramente alcançando tamanhos enormes, os maiores deles foram o mamequissauro e o argentinossauro que os dois tem trinta e cinco metros de comprimento. Eles desenvolveram enormes pescoços para alcançar as árvores mais altas e desenvolveram este grande tamanho para se defenderem de predadores como o alossauro, este grande tamanho também o ajudou a pastar em lagoas profundas, deixando o seu nariz para fora da água porque eles tinham desenvolvido um nariz que ficava no topo da sua cabeça, permitindo ficar por lá por um longo tempo, que é o caso do brachiossauro. Mas este tamanho e esse peso também traria problemas, o seu enorme peso os deixaria vagaroso e lento, permitindo que predadores conseguissem sua refeição, os sauropodes no máximo correriam a uns cinco km por hora, e o seu tamanho prejudicaria muito pois eles não poderiam ficar em floresta fechada e eles enfrentariam sérios problemas para levar oxigénio ao seu cérebro, porque ele se situava muito distante do coração, o órgão bombeia sangue para todo o corpo, mesmo assim os sauropodes poderiam viver até uns cem anos. Os sauropodes mais pesados foram os argentinossauro, que pesava cem toneladas, o brachiossauro que pesava cinquenta toneladas, e o turiossauro que pesava quarenta toneladas, e para se defender dos predadores eles usavam sua longa cauda como chicote. No final do périodo jurássico ocorreu uma mudança no clima e varia espécies de sauropodes junto com outros dinossauros desapareceram, reduzindo sua população, mas foi no cretáceo que o Brasil ganhou o seu primeiro sauropode, o titanossauro, que nenhum outro predador atrevia o atacar. No cretáceo surgiu também o saltasaurus, o único sauropode que possuía um armadura, quando ele foi descoberto foi uma surpresa para os paleontologos. E no crétaceo surgiu o menor sauropode conhecido, o amargassauro, que mediu dois metros de altura e dez de comprimento. E, a sessenta e cinco milões de anos atrás eles se extinguiram junto com os outros sauropodes, e, como se diz em caminhando com dinossauros tempo de titãs, a vida nunca mais será tão grande.
postado e escrito por: Henri São Paulo


quinta-feira, 30 de julho de 2009

exposiçao de dinossauros no Japão


Na postagem dos sauropodes disse que o maior dinossauro era o brachiossauro, mas hoje no jornal hoje mostrou um exposição no Japão que revela que o maior dinossauro do mundo foi o mamenchiassauro, que falava que apenas possuía o maior pescoço do mundo, mas hoje isso mudou. Na exposição possui outras replicas de dinossauros em tamanho real, da para simular que você é um dinossauro carnívoro que vai se alimentar e também que você é um paleontologo. Na exposição tem um equipamento que traz os dinossauros em uma realidade virtual, colocamos um aparelho e vemos um dinossauro computadorizado na sua frente, como na imagem acima, mas se enxergamos pela maquina vamos ver um dinossauro muito mais real com daquela imagem, mais bem feito, que até simula um confronto entre tiranossauro e um triceratops.
postado e escrito por: Henri São Paulo

quarta-feira, 29 de julho de 2009

sauropodes:os gigantes do jurassico (1)

brachiossauros na água gigantossauro caçando argentinossauro
No périodo jurássico foi quando os dinossauros começaram a invadir todos os lugares do planeta, e dentre eles existiu um grupo que são conhecidos como os maiores animais que já existiram no planeta, eles são os sauropodes, um grupo de dinossauros que começaram suas origens no fim do triassico e se extinguiram no fim do cretáceo. Nesta serie vamos ver o seu glorioso inicio e o seu fim, (atenção, essa serie não tem capítulos determinados).
O seu inicio começou no périodo triassico, ao final, surgiram os prossauropodes, dinossauros que pareciam uma espécie de dinossauro mais primitiva, o seu aspecto indicava que ele era um animal quadrúpede, era concerteza um dinossauro herbívoro e também possuía um pescoço grande em relação aos outros dinossauros de seu tempo, o triassico, mas a evolução deu ajustes no seu corpo para alcançar as árvores mais altas Depois os primeiro sauropodes apareceram, no jurássico médio, eles eram dinossauros simples em relação aos sauropodes mais avançados, não eram muito altos nem muitos compridos, o maior deles alcançava uns cinco metros de altura, como o shunosauros, um sauropode que apareceu no inicio do périodo jurássico inferior, media dez metros de comprimento e viveu no leste da Ásia, habitando planícies alagadas, suas vértebras estavam mudando para sustentar o seu enorme peso, e para isso eles criaram uma nova postura, tudo para começar a se defender de predadores e para alcançar o topo das árvores mais altas, seus pescoços cresceram e suas caudas também creceram e alguns deles começaram a usar as suas caudas para se defender de predadores, usando como chicotes, e se desenvolveram os maiores animais da terra, o maior deles tinha treze metros de altura que é o brachiossauros, e desenvolveram narizes no topo da cabeça, provavelmente para quando entrarem na água, conseguirem respirar, mas não se sabe ao certo porquê desenvolveram esses narizes, e os primeiros sauropodes avançados apareceram, mas o seu tamanho não só trazia vantagens para os dinossauros, mais também traria grandes problemas para os gigantes dinossauros.
postado e escrito por: Henri São Paulo

domingo, 26 de julho de 2009

torossauro

O torossauro foi um animal herbívoro que viveram apenas na América Do Norte já no final do período cretáceo, ele media sete metros de comprimento e pesava sete toneladas, seus dois chifres mediam um metro de comprimento, ele possuíam tipo de bico em sua boca, e tinha outro pequeno chifre perto do seu bico. O seu nome significa lagarto touro por causa da sua semelhança com um touro e os seus chifres. Um de seus principais predadores foi o tiranossauro rex, mas era quase impossível de apanhá-los, pois eles faziam uma roda em volta dos filhotes e os ameaçavam com os seus longos chifres. Na época de acasalamento eles se exibiam suas placas e jorravam sangue em suas veias nas placas para criar uma coloração diferente para impressionar as fêmeas e assustar os seus rivais, mas exibir-se as vezes não era o suficiente e resolviam partir para a força bruta, fazendo confrontos com os seus chifres e muitos saiam gravemente feridos destes confrontos, ficando desorientados ficando uma presa fácil para predadores.
Era um animal quadrúpede musculoso, provavelmente não corriam muito rápido por causa da gordura, foi um animal robusto, provavelmente vivia em manadas, por causa do risco de predadores. Era um ceratopsiano, um grupo de dinossauros que tinham chifres e placas em suas cabeças, ele é conhecido desde o ano 1891 que foi descoberto por um famoso paleontologo chamado de Othniel Charles Marsh. Alem do torossauro houve outra éspecie de ceratopsidio famoso que foi o triceratopis, que foi um dinossauro que possuio um crânio de três metros, foi maior que o torossauro, mas menos pesado que ele, pois ele tinha apenas dez mil quilos, que também viveu no final do périodo cretáceo, ambos foram, os dois norte americanos.

postado e escrito por: Henri São Paulo