Dinoblog seja bem-vindo

Neste blog você encontra vários conteúdos sobre os dinos.
Powered By Blogger

sábado, 13 de junho de 2009

o ophthalmosaurus e outros répteis marinhos



o ophthalmosaurus media de 3,5 a seis metros de comprimento, pesava cerca de três toneladas viveu ao período jurássico na América do Norte na América do sul e na Europa e provavelmente deveriam ser carnívoros se alimentando de pequenos peixes e moluscos da época. Eles tinham enormes olhos jamais vistos em qualquer espécie de vertebrado, como já diz o significado do seu nome: lagarto olho ou réptil olho, seus olhos tinham 23 centímetros eles possuíam maior proporção entre o tamanho dos seus olhos e o tamanho do corpo de qualquer vertebrado adulto vivo ou extinto. Mas ainda com um olho desse ele ainda era vulnerável a vários tipos de predadores como tubarões primitivos e os gigantes lipleurodontes, gigantes repteis marinhos que o maior deles podiam chegar a medir 12 metros de comprimento capaz de engolir um homem inteiro, mas no episodio 3 mar cruel de caminhando com dinossauros ele é representado com 25 metros de comprimento, um erro pois os nenhum plesiossaurideo chegou a ter esse tamanho, sem falar que só o seu cranio mede 1,5 metros de comprimento. o ophthalmosauro era um animal muito rápido então o lipleurodonte só conseguiria pegar ele quando estivesse respirando pois ele tinha que ir frequentes vezes a superfície para respirar enquanto o lipleurodonte de 60 minutos em 60 minutos, ou seja uma hora. Compartilhando os mares estava o cryptoclidus um plesiossaurideo ágil de quatro barbatanas, um ótimo pescador de cardumes, viviam na água mas eles frequentemente saiam da água para ficar na terra fugindo dos perigos e tomando um sol . O ophthamosauro era um vivíparo que não iam a praia botar seus ovos como as tartarugas marinhas fazem hoje, as próprias mães ophthalmosauro parem os seus filhos, e quando filhotes eles se escondem entre os recifes. Quando filho ter acabado de nascer ele nada rapidamente a superfície onde ele vai respirar pela primeira vez. Não se sabe ao certo se conseguia saltar para fora da água como os golfinhos, mas analisando todo o seu corpo é bem provável que ele tinha feito isso como é possível ver em caminhando com dinossauros o terceiro episódio mar cruel. O ophthalmosauro é apenas uma espécie dentre 80 que constituíram um grupo chamado de ictiossauros ou então "peixes lagartos".

postado e escrito por: Henri São Paulo

quarta-feira, 10 de junho de 2009

o anquilossauro

O anquilossauro viveu no fim do período cretáceo e tinha dez metros de comprimento e pesava quatro toneladas. Ele tinha sido um animal incrível, pois ele tinha formidáveis defesas, havia espigões sobre o seu corpo e ao lado de sua cabeça, e no fim do seu rabo havia uma espécie de clava que afugentava predadores e o que teimava o atacar era morto. Um animal muito famoso por causa de sua rígida e dura couraça que o defendia, mas essa couraça só não traz felicidades ao anquilossauro, esta sua couraça fazia com que eles carregassem mais peso nas costas deixando eles mais vagarosos. Era um animal quadrúpede e contavam com patas potentes para agüentar o peso. Pertenceu a família anquilossaurides que era compostos também por exemplo o polacanto, um anquilossauride que viveu no inicio do cretáceo. Havia também outros dinossauros gigantescos em sua época como o enorme tiranossauro rex que não os atacavam a não ser para defender seus filhotes ou seu território. Os seus dentes não deixam dúvidas que eram especialmente adequados a triturar vegetais e havia vivido por toda a America do Norte. Mas o seu reinado estava condenado, pois da primeira vez que este dinossauro apareceu o planeta Terra já estava enfrentando uma extinção por causa dos movimentos tectônicos da Terra que acabou fazendo com que milhares de vulcões entrassem em erupção. Este animal foi descrito em 1908 pelo norte-americano Barnum Brow e este animal revelou que os dinossauros encouraçados foi um importante grupo para sua época. Uma parte vulnerável em seu corpo estava embaixo de sua barriga que era um lugar macio e os predadores aproveitavam quando ele estava de barriga para cima ou então deitado de lado, mas era uma oportunidade difícil de se achar porque provavelmente eles não se deitavam desse jeito.
postado e escrito por Henri São Paulo

domingo, 7 de junho de 2009

A vida do Tiranossauro Rex

O Tiranossauro Rex, rei dos predadores do cretáceo, com 12 metros de comprimento era um enorme téropode que podia arrancar 70 kg de carne em uma unica mordida. Toda história de um Tiranossauro começava com um ovo, de cada 12 ovos que a mãe botava, apenas 3 eclodiam. A era do tiranossauro estava sofrendo uma crise climática e, muitos outros eram comidos por animais ovíparos ou carniceiros como um didelfidonte, um pequeno mámifero de 10 kg. Os filhotes eram cuidados pela mãe por, pelo menos, um ano sendo que os mais fracos dos filhotes eram rejeitados ou até mesmo podem ser mortos pelos irmãos sem interferência da mãe. Quando completavam três anos já estavam caçando suas presas favoritas: os torossauros e os anotitans. Normalmente caçavam em grupo, com emboscadas, mas as vezes quem eram pegos em emboscadas eram eles. Grupos de velociraptores, atacavam eles ferozmente, com suas garras imensas e sua inteligência. Armavam armadilhas e, às vezes, ganhavam, mas tinha que ser um grande grupo para abater este animal. A terra estava pondo sua vida por um fio, graças ao movimento dos continentes, acionava as atividades vulcânicas que acabavam soltando gases tóxicos, poluindo o planeta terra. Para complicar, soltava muita fumaça que acabava provocando aquecimento global e um resfriamento global, ao mesmo tempo, reduzindo a população dos dinossauros e, principalmente, a do T-rex.
Na velhice os tiranossauros viravam carniceiros sem energia para seguir e abater suas enormes presas, eles não tinham outra opção. Provavelmente, outros grandes téropodes deveriam fazer isto, como o daspletossauro. O tiranossauro não poderia se arriscar com disputas por comida nem por território, e, provavelmente eles já não se acasalavam mais. Em um ambiente poluido os velhos tiranossauros rex já não suportavam e muitos deles poderiam morrer por causa do calor. Quando não morriam de nenhuma dessas condições, morriam desnutridos, porque ficavam banguelos. Todos os seus dentes caem na velhice e não nascem de novo, como acontecia na juventude. E, sua vida chegava ao fim. Embora depois seu corpo servisse de comida para vários tipos de carniceiros como um didelfidonte ou um quetzacoatlus o último pterossauro voador da terra. Mas ele seria extinto junto com os outros répteis marinhos e os dinossauros.

Postado e escrito por: Henri São Paulo