Dinoblog seja bem-vindo

Neste blog você encontra vários conteúdos sobre os dinos.
Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quais foram os primeiros dinossauros?




Após chuvas ácidas e muita fumaça que devastou 90% da vida na terra que causou muita devastação,uma extinção chamada de extinção permo - triassica, finalmente surgiram os primeiros dinos neste ambiente poluído e devastado . Você deve estar achando que foi um dino bem simples, quadrúpede, mas foi um téropode carnívoro, o coelophisis "ossos ocos" era um caçador muito ágil pois ele tinha ossos leves, como já diz o nome, que o permitia se locomover facilmente pelas florestas fechadas.
O coelophisis, na maior parte de suas vidas comia insetos voadores ou carcaças de animais mortos, a maioria deles viviam em grupo, mas alguns podiam se perder e ficar sozinhos.
Após o coelophisis veio o plateossauros, saltoposuchus, ornitholestes, eoraptor e outros.


postagem escrita por: Henri São Paulo

quarta-feira, 20 de maio de 2009

o missing link found















O que é Missing Link Found no Google?
O que é Missing Link Found? É um achado histórico, supostamente o elo perdido, que o Google destacou na página inicial. Os cientistas descobriram o elo perdido, um crânio de 47 milhões de anos na África.Cientistas da África descobriram uma crânio da Era da Pedra, que pode ser um elo entre a extinta espécie Homo erectus e o homem atual."Este crânio demonstra a continuidade do processo evolutivo, por isso, nesse sentido, é um link entre o Homo Erectus e os atuais seres humanos", disse Scott Simpson, um paleontólogo da Case Western Reserve University School of Medicine, em Cleveland, Ohio.Os investigadores descobriram o crânio cinco semanas atrás em Gawis.
informações sobre dinos:


Um estranho dinossauro, que fora até confundido com o Compsognato foi descoberto na década de 1850, em calcários da Formação Solnhofen, no sul da Alemanha, o animal só não foi reconhecido como um Compsognato pois no calcário onde o animal foi achado foram encontradas marcas de penas envolta do animal. Esse animal foi conhecido como Arqueopterix. Tempos depois, na China, foram encontrados diversos dinossauros com penas entre eles o Microraptor,Dilong e Sinosauropterix. Isso gerou várias dúvidas entre cientistas e paleontologos, que até hoje discutem sobre esse assunto. Há uma teoria que diz que pequenos terópodes como o Compsognato evoluíram a dinossauros semelhantes a aves, que estas começaram a aparecer no período cretáceo, como o Baptornis e o Hesperornithiformes. Considera-se hoje que as aves são descendentes diretos dos dinossauros.
Saurópodes

Dois Braquiossauros.
Os saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira, eram suas únicas armas de defesa, além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes. A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.
O Plateossaurus, viveu no Triássico e é um dos mais antigos Surópodes
saiba mais sobre alguns grupos dos dinos: terópodes

Tiranossauro.
Os Terópodes ("pé de besta") são um grupo de dinossauros saurisquianos bípedes. Embora eles fossem principalmente carnívoros, um número de famílias da ordem dos terópodes desenvolveram hábitos herbívoros, durante o Período Cretáceo. Os primeiros Terópodes aparecem durante o Triássico há aproximadamente 220 milhões de anos e foram os grandes carnívoros terrestres do Jurássico até o fim do Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos. Hoje, eles são representados por 9.300 espécies vivas de pássaros, que se desenvolveram no Jurássico de pequenos coelurossauros.
Entre as características que ligam terópodes a pássaros são um furcula, ossos enchidos por ar e (em alguns casos como o Velociraptor Mongoliensis possuiam penas) e punham ovos como os outros dinossauros. Os Terópodes são um dos unicos tipos de dinossauros que cuidam de seus filhotes e ensinam eles a caçar.
Saiba mais sobre os os dinos



Dinossauros eram os grandes animais que dominaram o nosso singelo planeta há alguns mais de 225 milhões de anos atrás. O nome deles vem do grego “deinos” de terrível, e “sauro” réptil. Falando assim eles parecem terríveis… Surgiram no peoríodo Triássico, e permaneceram até o final do Período Cretáceo [entre esses períodos está o famoso Período Jurássico] , onde por algum motivo foram extintos. A teoria mais legal e convincente, é de que um grande asteróide se chocou com a Terra, e levantou muita poeira, impedindo assim, a entrada de luz, o que matou os vegetais, conseqüentemente os dinossauros herbívoros e por fim os carnívoros. Triste…

Deixando coisas chatas de lado, vou mostrar aqui pra vocês uns dinos bonitinhos (ou não)


Nome científico: “Tyrannosaurus rex”Época: Cretáceo, entre 67 a 65 milhões de anos atrásLocalu: América do Norte: Canadá e EUA, Ásia, ChinaPeso: até 7,2 toneladasTamanho: de 12 a 14 m de comprimento e 5 m de alturaAlimentação: Carnívora



Nome Científico: “Brachiossaurus brancai”, “Brachiosaurus altithorax”Época em que Viveu: JurássicoLocal onde viveu: América do Norte e ÁfricaPeso: Cerca de 90 toneladasTamanho: 25 metros de comprimento e 15 metros de alturaAlimentação: Herbívora



Nome Científico: “Stegosaurus armatus”Época: Jurássico, entre 152 a 145 milhões de anos atrásLocal onde viveu: América do Norte no EUAPeso: até 7 toneladasTamanho: até 9 m de comprimento e 4 m de alturaAlimentação: Herbívora



Nome Científico: “Velociraptor mongoliensis”Época: Cretáceo, entre 84 a 80 milhões de anos atrásLocal onde viveu: Ásia, Mongólia e ChinaPeso: até 50 kgTamanho: de 1,8 m de comprimento e 60 cm de alturaAlimentação: Carnívora



Nome Científico: “Pteranodon ingens”Época: Cretáceo, entre 85 a 71 milhões de anos atrásLocal onde viveu: América do Norte no EUAPeso: de 17 a 30 kgTamanho: até 7 m de envergadura e 1,7 m de alturaAlimentação: Carnívora
Conhecendo os Dinossauros:


Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis. Esta era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica.Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.