Dinoblog seja bem-vindo

Neste blog você encontra vários conteúdos sobre os dinos.
Powered By Blogger

sábado, 18 de julho de 2009

a evolução da pele dos dinossauros


A pele dos dinossauros era formada por escamas, uma das caracteristicas principais dos répteis, os dinossauros tinha um longo corpo todo coberto de escamas, mas porque eles desenvolveram essas escamas? e as escamas evoluíram para penas ou pelos? essas respostas a seguir:
porque desenvolveram escamas ?
para sobreviver em terra firme, e não precisar ficar na água, enfrentando perigos dos mares. Mas na verdade, o que ajudou mais a esses animais deixarem os mares foi o seu ovo, como vou comentar a seguir: os primeiros grupos de vertebrados que surgiram foram os peixes e os anfíbios, que precisavam de muita água para sobreviver, pois os seus ovos e os seus filhotes precisavam ficar na água, mas os mares estavam cheios de predadores perigosos, alguns como a hineria de nove metros de comprimento que era capaz de caminhar pela terra! então um grupo de anfíbios desenvolveu ovos a prova d água e acabou rompendo os seus laços com a água, eles haviam desenvolvido um ovo com uma carapaça que retém água e umidade dentro do ovo, estes foram os primeiros répteis a vagar pela terra, apareceram no périodo carbonífero, eram pequeno répteis parecidos com lagartixas, um deles era petrolacossauro. E com o sucesso do ovo a prova de água, eles foram se multiplicando aos montes, chegando a tamanhos inesperaveis, e, no périodo permiano, surgiram os enormes répteis, como o edaphossaurus ou dimetrodon, que depois surgiram os primeiros dinossauros. Mas hoje sobraram poucos répteis da longa jornada.
as escamas dos répteis evoluíram para penas ou pelos?
Para os dois! na longa jornada dos répteis, eles se dividiram em dois grupos, os répteis mamaliformes e para os répteis com postura de aves, que são os dinossauros. Os estranhos répteis mamaliformes diminuíram de tamanho e evoluíram para os pequenos mamíferos que surgiram no inicio do jurássico e ficaram disputando quem dominaria a terra nos próximos milhões de anos, já aqueles que evoluíram para pássaros eram os raptores e os órnitopodes, o primeiro registro foi encontrado na China de um réptil envolto de penas. Talvez algum réptil criou espinhos entre escamas,eles se alongaram e se tonaram pelos, e, talvez os dinossauros criaram penas apenas para aquecer o seu ninho e o seu corpo.
postado e escrito por: Henri São Paulo

domingo, 12 de julho de 2009

Os trilobitas

Antes dos répteis marinhos e peixes dominarem o mar, ele já era dominado por um enorme grupo de artrópodes dominavam os mares, os trilobitas. Os trilobitas foram um grupo de artrópodes que foram abundantes em todos os mares, hoje elas já estão extintas, por causa da extinção do ordoviciano, e depois elas foram dizimadas completamente na extinção permo - triassica. Surgiram bem antes dos dinossauros, no périodo cambriano, junto com outros animais tão esquisitos como seres de filmes de ficção cientifica, alguns com cinco olhos, outros com um tubo sugador para se alimentar de outros animais. Todos eles surgiram na explosão do cambriano, foi um enorme passo para a evolução, pois as trilobitas foram um dos primeiros animais a ter olhos super desenvolvidos, mas os predadores também desenvolveram esses olhos super desenvolvidos, gerando esta grande explosão de vida. Dentre todas as trilobitas, a raça mais abundante foi o phacops, uma trilobita de 4,5 centímetros de comprimento e menor que uma mão humana, apareceram no devoniano e os seus fosseis foram encontrados no mundo todo, se alimentavam de pequenas partículas orgânicas. As trilobitas eram muito ágeis e tinham grande plano corporal. Mas no périodo ordoviciano houve um grande resfriamento global, que, mais tarde uma grande camada de gelo cobriu grande parte do hémisferio sul, dizimando varias espécies de trilobitas. As trilobitas foram uma prova de um oceano desaparecido, pois duas espécies diferentes de trilobitas, olenellus e paradoxides viviam nos lados opostos do oceano iapetus, que era um oceano muito profundo para que pudessem atravessalo, depois de muito tempo, os dois lados se fundiram e mais tarde se separaram de novo para criar o oceano atlântico. Normalmente viviam em mares rasos de águas quentes. Eles desapareceram completamente em uma extinção em massa chamada extinção permo - triassica, que dizimou 90% de todos os seres vivo na terra, uma extinção mais violenta ainda do que a vira extinguir os dinossauros. Mas as trilobitas deram lugar aos répteis marinhos que dominaram os mares aos próximos 160 milhões de anos, mas se extinguiram no périodo crétaceo junto com os dinossauros.
postado e escrito por: Henri São Paulo